URL: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1728
O problema é que este arranjo em que o estado permite a existência de uma genuína livre concorrência -- e que, consequentemente, é formado por empresas cobrando preços baixos e continuamente colocando novos produtos no mercado -- infelizmente é algo do passado.
No mundo atual, políticos estão sempre prontos para oferecer a qualquer magnata ávido por controlar toda uma indústria a chance de brilhar. Agências reguladoras criadas para cartelizar mercados e proteger empresas favoritas, tarifas de importação, leis especiais, códigos tributários indecifráveis e impossíveis de serem cumpridos pelos pequenos empresários, burocracias ininteligíveis, e subsídios aos reis -- estas são as maneiras mais garantidas de se criar monopólios e de garantir que nenhum grande empresário jamais tenha de passar aperto concorrendo no livre mercado.
A seguir, uma pequena lista contendo as cinco maneiras mais eficazes de se estabelecer um monopólio. Todas essas medidas são alegremente defendidas pelas grandes empresas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário