terça-feira, 30 de outubro de 2012

[OFF] Trem bala no Japão, Mt. Fuji

Electronic voting

URL: http://stallman.org/archives/2012-jul-oct.html#26_October_2012_%28Electronic_voting%29


e-Voting Company Could Intercept and Change Ballots Without a Trace.

Glauco Pinheiro: Impera no país ambiente de hostilidade contra empresários

URL: http://www.conjur.com.br/2012-out-26/glauco-pinheiroimpera-br-ambiente-hostilidade-quem-produz


As micro e pequenas empresas são responsáveis por aproximadamente 70% dos postos de trabalho com carteira assinada gerados no Brasil. Nesse universo, mais de 50% das vagas são fruto de contratações em empreendimentos com até quatro trabalhadores. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Des...

Uma moeda forte poderia trazer desvantagens para os brasileiros?

URL: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1441


desvalorização do real com a inflação.jpgSim, uma moeda forte seria uma bênção para a população brasileira.  Ela representaria um aumento do poder de compra do trabalhador e, consequente, um aumento em seu padrão de vida.  Ela teria o mesmo efeito de um aumento salarial permanente.  Ela imediatamente daria aos brasileiros acesso barato a uma farta quantia de bens e serviços estrangeiros, aumentando enormemente nosso padrão de vida.  Os nacionalistas que hoje batem no peito para elogiar o Brasil e escarnecer a situação europeia certamente nunca saíram do país e não têm a mínima ideia da invejável qualidade de vida do cidadão médio nos países mais atrasados da Europa.

Mas uma moeda forte impõe certas disciplinas que, se não forem obedecidas e respeitadas, farão várias vítimas.  Por exemplo, dado que uma moeda forte não combina com uma expansão pródiga do crédito, esta ausência de inflação monetária não permitirá a continuidade de atividades econômicas artificiais, as quais só podem ser sustentadas justamente por meio de contínuas expansões monetárias.  Pense em um restaurante com música ao vivo tocada por uma banda barulhenta e desafinada.  Ninguém realmente quer ouvir aquilo, mas acaba, por educação, pagando o couvert.  O restaurante seria a atividade econômica sólida e a banda seria a atividade econômica artificial.  Em um ambiente de moeda forte, não manipulada, esta banda não teria emprego.  Seus integrantes teriam de procurar outras atividades mais produtivas.  Já em um ambiente de moeda fraca e inflacionada, haveria dinheiro para o couvert desta banda.  Mas o ônus viria na forma de pratos e bebidas mais caros para os clientes, bem como serviços mais relaxados e de menor qualidade.

Quatro imagens mentais para imunizar pessoas sensatas contra o keynesianismo

URL: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=629


john-maynard-keynes-by-david-g-klein.jpgQuatro imagens fornecem as ferramentas conceituais necessárias para refutar a teoria econômica keynesiana: a arma, a carteira, o título da dívida e a impressora de dinheiro.  Lembre-se delas todas as vezes que você ler uma propaganda keynesiana exaltando os últimos planos de gastos do governo.  Explico.

Pense que você está em um debate público.  Se você quiser arruinar um oponente intelectual em um debate, descubra qual o seu principal ponto fraco e atenha-se a ele.  Nunca o deixe escapar.  Garanta que a platéia sairá do debate tendo em mente todas as refutações que você apresentou.  Ao se preparar para um debate, lembre-se sempre desse princípio da comunicação eficaz: "É mais fácil esquecer uma fórmula do que uma imagem mental".

Economistas acadêmicos amam fórmulas.  E essa é justamente sua maior vulnerabilidade.  Ao contrário das fórmulas da física, as fórmulas dos economistas escondem profundos erros conceituais; erros que simples imagens mentais mostram ser um absurdo total.  O indivíduo comum pode prontamente perceber e entender esses erros por meio do uso de simples imagens mentais.  Já os economistas acadêmicos, por outro lado, são deliberadamente treinados em sua pós-graduação para ignorar essas imagens.  Eles são facilmente cegados por fórmulas.  Isso os coloca em desvantagem nos debates públicos, especialmente quando têm de debater membros de uma escola de pensamento econômico que não utiliza fórmulas: a escola austríaca de economia.  Irei agora dar uma demonstração de como esse princípio funciona num debate.

MEC sabia de irregularidades em contratos da gestão Haddad

URL: http://www.implicante.org/noticias/mec-sabia-de-irregularidades-em-contratos-da-gestao-haddad/


Órgão efetuou pagamentos a fornecedores suspeitos mesmo com parecer em contrário do próprio Ministério

Fernando Haddad e Malvina Tuttman Foto André Dusek AE MEC sabia de irregularidades em contratos da gestão Haddad

Reportagem da Folha de S. Paulo:

Apuração do MEC (Ministério da Educação) sobre a licitação aberta para resolver os problemas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) já apontava as irregularidades investigadas depois por Polícia Federal e TCU (Tribunal de Contas da União).

Mesmo sabendo dessas suspeitas, o Inep (instituto ligado ao ministério e responsável pelo Enem) fez pagamentos a duas das quatro empresas contratadas.

O caso ocorreu na gestão do candidato à Prefeitura de São Paulo Fernando Haddad (PT). O petista diz que foi ele que abriu a investigação e, depois, autorizou o envio das informações à Controladoria-Geral da União e ao TCU.

Os órgãos do MEC que apontaram problemas no contrato foram a Comissão de Auditoria Interna e a Procuradoria, que analisaram os contratos, assinados para fortalecer a segurança das provas do Enem e impedir vazamentos, como o de 2009.

O trabalho, concluído em dezembro de 2011, apontou indícios de sobrepreço, direcionamento e uso de documentos falsos na licitação. As suspeitas, como a Folharevelou, foram depois aprofundadas pela PF e pelo TCU.

A Procuradoria sugeriu que o Inep suspendesse todos os pagamentos enquanto as suspeitas não estivessem explicadas. Mas, num despacho de fevereiro deste ano, a então presidente do Inep, Malvina Tuttman, decidiu fazer os pagamentos a duas das contratadas –Malvina Tuttman diz que cumpriu todas as determinações dos órgãos do MEC e que os pagamentos foram feitos após as empresas aceitarem o parcelamento do valor devido.

Segundo o Inep, os pagamentos foram legais porque a auditoria interna indicava que os repasses de recursos à ATA e à DNA, duas da quatro empresas contratadas pela licitação, deveriam ser escalonados, e não cancelados.

O instituto diz que os equipamentos contratados foram “entregues, testados e adquiridos por preços compatíveis com os de mercado”. (DIMMI AMORA E FERNANDO MELLO)

(grifos nossos)

Comentário

A ex-presidente do Inep foi mantida no cargo por Haddad até a saída dele do MEC. Segundo informou em janeiro a colunista Christina Lemos, do “insuspeito” portal R7, as demissões na pasta foram adiadas até a posse de Mercadante para poupar de críticas o escolhido de Lula e Dilma para disputar a prefeitura de São Paulo.

Leia também:

  1. TCU encontra fraude em contrato do MEC na gestão Haddad
  2. Depois de culpar os cearenses, Haddad terá de explicar por que Enem também vazou em outros Estados
  3. Candidata deixa prova do Enem em branco e tira nota maior que a mínima
  4. Enem: Escola do CE antecipou questões da prova; MPF pede anulação do exame em todo o país
  5. Inep transfere a estudantes suas responsabilidades pelo Enem 2011

domingo, 28 de outubro de 2012

ele também foi inocentado?

 
 

É possível imitar Hong Kong, a cidade que acaba de ser eleita o melhor lugar para viver do mundo? - ÉPOCA | Especial Cidades

Além da mobilidade, a cidade privilegia o empreendedorismo. Em Hong
Kong, é possível abrir uma empresa em um dia, pela internet. A
tributação é simples, e os impostos são baixos pelos padrões
internacionais: 16,5% para companhias e 15% para salários. "Minha
empresa tem mais de 600 funcionários. Só preciso de cinco contadores",
diz Alvarenga. "Aqui as regras são claras." Segundo o Banco Mundial,
Hong Kong é o segundo melhor lugar para fazer negócios no mundo. O
estudo leva em conta diversos fatores, até o tempo para conseguir
ligação à rede de energia elétrica ou alvarás de construção civil. --
http://revistaepoca.globo.com/especial-cidades/noticia/2012/10/e-possivel-imitar-hong-kong-cidade-que-acaba-de-ser-eleita-o-melhor-lugar-para-viver-do-mundo.html


--
Linux 3.6.0: Terrified Chipmunk
http://www.youtube.com/DanielFragaBR

Orelhões são instalados em meio a matagal e junto a cemitério em Passa Sete - Geral - Zero Hora

Regulação estatal dá nisso...

***

A instalação de nove orelhões em meio a um matagal, um ao lado do
outro, e de outros dois em frente a um cemitério de Passa Sete
surpreendeu os moradores do município de 5,1 mil habitantes no Vale do
Rio Pardo. Há cerca de um mês, a Oi instalou 16 novos orelhões na
cidade. Antes, só havia quatro. O motivo seria a necessidade de cumprir
exigências da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). --
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/10/orelhoes-sao-instalados-em-meio-a-matagal-e-junto-a-cemiterio-em-passa-sete-3930988.html


--
Linux 3.6.0: Terrified Chipmunk
http://www.youtube.com/DanielFragaBR

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Devolução de passaporte do consulado americano pode demorar por suspensão do sistema de entregas - Notícias - UOL Notícias

A Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos no Brasil divulgaram
nota oficial, nesta sexta-feira (26), comunicando que a devolução de
passaportes a solicitantes de visto pode demorar devido a uma decisão
tomada na última quinta-feira (25), pela 8ª Vara da Justiça Federal em
São Paulo. A ação atendia a um pedido dos Correios para que a firma DHL
Brasil interrompesse a entrega dos passaportes. --
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/10/26/devolucao-de-passaporte-do-consulado-americano-pode-demorar-por-suspensao-do-sistema-de-entregas.htm

Correios, monopólio inútil e ineficiente criado pelo estado.

--
Linux 3.6.0: Terrified Chipmunk
http://www.youtube.com/DanielFragaBR

Copiar não é roubar

Índios: A Última Sub-Raça

um petista inexistente

 
 

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Novo Megaupload não poderá ser fechado pelas autoridades

http://hypescience.com/novo-megaupload-nao-podera-ser-fechado-pelas-autoridades/

"Como o antigo site, o Mega permitirá aos usuários fazer upload
de, armazenar e compartilhar grandes arquivos de dados. Porém, todos os
arquivos carregados no serviço serão criptografados. Para
desbloqueá-los após o download, será necessário o uso de uma senha.

Ao criptografar os arquivos, seria impossível para o Mega conhecer seu
conteúdo, o que lhe isentaria da responsabilidade de excluir dados
protegidos por direitos autorais".

Excelente.

--
Linux 3.6.0: Terrified Chipmunk
http://www.youtube.com/DanielFragaBR

Estupidez: Assembleia da França aprova imposto de 75% para ricos - Economia - Notícia - VEJA.com

Deputados sancionam proposta do presidente François Hollande de cobrar
pesada alíquota de IR dos que ganham mais de um milhão de euros ao ano
--
http://veja.abril.com.br/noticia/economia/franca-assembleia-aprova-imposto-de-75-para-ricos?fwcc=1&fwcl=1&fwl

França no caminho da estupidez, tirando renda de quem produz e
gera empregos.

--
Linux 3.6.0: Terrified Chipmunk
http://www.youtube.com/DanielFragaBR

Sony diz que alta carga tributária impede a vinda de empresas de games para o Brasil

Pagando taxas de até 70% sobre o preço do produto, não são só as
empresas que sofrem com tamanhos impostos. --
http://tecmundo.com.br/playstation-3/31607-sony-diz-que-alta-carga-tributaria-impede-a-vinda-de-empresas-de-games-para-o-brasil.htm

Estado ladrão afasta a iniciativa privada e quem sai
prejudicado é o consumidor.

--
Linux 3.6.0: Terrified Chipmunk
http://www.youtube.com/DanielFragaBR

Bitcoin, ouro e moedas competitivas

Só o fato de ser descentralizado, já mostra a superioridade do bitcoin. Em vez de ficarmos esperando acabarem com o banco central e permitirem diversas moedas concorrendo, é muito melhor saltar para o ambiente virtual e explorar as vantagens da internet, sem governo, sem reguladores, apenas indivíduos exercendo sua liberdade de escolha para realizar trocas voluntárias.


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Mr. Bean protagoniza campanha para legalizar o insulto - Celebridades - Notícia - VEJA.com

O ator britânico Rowan Atkinson, conhecido pelo personagem Mr. Bean, é
o rosto mais famoso de uma campanha que pretende legalizar o insulto no
Reino Unido. Longe de parecer uma loucura, a campanha é séria, e visa
anular uma lei que proíbe o uso de "palavras insultantes" no país, em
vigor desde 1986. --
http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/mr-bean-protagoniza-campanha-para-legalizar-o-insulto-no-r-unido?utm_source=redesabril_veja&utm_medium=twitter&utm_campaign=redesabril_veja&utm_content=feed

Apoiado.

--
Linux 3.6.0: Terrified Chipmunk
http://www.youtube.com/DanielFragaBR

Ração MAIS CARA para cães e gatos

Aborto - o cristianismo contra a liberdade de escolha

IDIOTICE: Vereador quer proibir propaganda de bebidas alcoólicas

Mais uma estupidez legislativa... achando que as pessoas vão
parar de beber se verem menos propaganda. Fora que deixam claro que
tratam a população como verdadeiros imbecis que em tese seguiriam tudo
que é mostrado na TV.

***

URL:
http://www.camara.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12710:vereador-quer-diminuir-propaganda-de-bebidas-alcoolicas&catid=38:plenario&Itemid=95

Fernando Manzano / CMSP

O vereador Fernando Estima (PSD) anunciou durante a sessão plenária
desta quinta-feira (18) da Câmara que elaborou um Projeto de Lei
(358/2012) para proibir a propaganda de bebidas alcoólicas no município.

Em seu discurso, o vereador apontou dados que revelam um aumento de 30%
no consumo de bebidas alcoólicas em um período de cinco anos e alertou
para o efeito negativo do uso da imagem de pessoas influentes em
comerciais publicitários, além da associação da bebida a eventos
esportivos e culturais.

"As empresas contratam cantores e artistas influentes, como Zeca
Pagodinho e Ivete Sangalo, e utilizam da influência destes passando uma
imagem de que o produto é saudável e faz bem, camuflando assim a
realidade, sem informar os malefícios que a bebida provoca", ressaltou.

Para defender seu projeto, o vereador fez um comparativo com a lei que
restringe o conteúdo de comerciais de cigarro e afirmou que não
pretende proibir a ingestão de bebidas. "Meu objetivo não é proibir o
consumo de álcool. Gosto de beber e não considero isso um erro. Para
mim o erro está no excesso da propaganda. Quanto a isso, temos o dever
de restringir", esclareceu.

(18/10/2012 – 18h28)

--
Linux 3.6.0: Terrified Chipmunk
http://www.youtube.com/DanielFragaBR

Fw: Código Florestal pode “reflorestar” área maior que São Paulo

Engraçado aprovarem algo desse tipo sendo que não vamos nos
beneficiar com o tal reflorestamento. Talvez até paguemos mais caro por
produtos que dependiam de áreas desmatadas que serão reflorestadas.

***

URL:
http://exame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/noticias/codigo-florestal-pode-reflorestar-area-maior-que-sao-paulo

Entre 25 e 30 milhões de hectares devem ser recompostos para atender às
exigências da nova lei, segundo estimativa inicial. Números precisos,
só com cadastro dos imóveis irregulares

Attached media file [image/jpeg] (67099 bytes)

Attached media file [image/jpeg] (67099 bytes)

--
Linux 3.6.0: Terrified Chipmunk
http://www.youtube.com/DanielFragaBR

Twitter de Marco Maia é bombardeado por críticas de internautas

URL: http://estadao.feedsportal.com/c/33043/f/534107/s/24a21884/l/0L0Sestadao0N0Bbr0Cnoticias0Cnacional0Htwitter0Ede0Emarco0Emaia0Ee0Ebombardeado0Epor0Ecriticas0Ede0Einternautas0H9474390H0A0Bhtm/story01.htm


Presidente da Câmara é questionado após aprovação de termo que encurta semana de trabalho

Sinceridade é isso

URL: http://feedproxy.google.com/~r/augustonunes/~3/FSQgLhvjy1Q/


“Não quero dar aula de política a ninguém, mas aprendi que não se ganha eleição falando mentiras, e os tucanos estão falando mentiras do Haddad, que foi o melhor ministro da Educação que o país já teve”.

Lula, no horário eleitoral da TV, que rompeu relações com a verdade no dia do nascimento, contando outra mentira sobre Fernando Haddad para ensinar que políticos não devem mentir.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Fw: Google pode excluir sites franceses do sistema de busca

O título fala por si só. Quando o governo se mete no mercado,
quem sai prejudicado é o consumidor.

URL:
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/google-pode-excluir-sites-franceses-do-sistema-de-busca

França pode aprovar projeto de lei que obrigaria os sistemas de busca a
pagarem pelo direito de citar reportagens de jornais

--
Linux 3.6.0: Terrified Chipmunk
http://www.youtube.com/DanielFragaBR

Uruguai é pioneiro na aprovação do aborto - Diário do Nordeste

URL: http://news.google.com/news/url?sa=t&fd=R&usg=AFQjCNF8isbLoXvkuFzcM1GTns9NC6yYhQ&url=http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo%3D1193786



RFI

Uruguai é pioneiro na aprovação do aborto
Diário do Nordeste
Montevidéu O senado uruguaio sancionou, ontem, a lei que descriminaliza o aborto durante as 12 primeiras semanas de gestação e sob certas condições, o que converte o país no primeiro da América do Sul a permitir o procedimento.
O congresso do Uruguai aprovou a lei que permite o aborto durante ...Globo.com
Uruguai descriminaliza o aborto até a 12ª semana de gestaçãoTerra Brasil
Uruguai: senadores aprovam projeto de legalização do abortoSRZD
Revista Época -Reuters Brasil -R7
todos os 98 artigos »

Tudo o que a UNE ama, ela deve ao capitalismo

URL: http://www.ordemlivre.org/2012/10/tudo-o-que-a-une-ama-ela-deve-ao-capitalismo/


O Congresso Nacional, em qualquer país, é uma espécie de bolsa de futuros na qual se negociam políticas públicas. Esta não é referência derrogatória ao Congresso Nacional, é apenas uma visão econômica do que se faz lá.

No Congresso Brasileiro, por exemplo, se olharmos o que acontece nos últimos 3 meses, vemos muito movimento e pouca ação, como nas peças de teatro de má qualidade; Se olharmos economicamente, tudo o que se vem fazendo no Congresso é negociar contratos com vencimento em 2014 ou 2015. Nos Estados Unidos o jogo é o mesmo. Lá chama-se 'I scratch your back you scratch my back.'(eu coço suas costas. você coça as minhas). A versão brasileira é o é dando que se recebe.

Ninguém supera os americanos na defesa de direitos. Processos judiciais que vão, com frequência, até à Suprema Corte para defender princípios importantes, como o da inviolabilidade do escaninho de uma estudante na escola ou o direito de publicar pornografia à vontade (se você ainda não viu, não perca o já antigo filme O Povo contra Larry Flynt, com uma magistral interpretação de Woody Harrelson, representando o famoso pornográfo). Não importa se as causas agradam-nos ou não: o importante é o princípio.

Aqui corremos ao contrário. A briga é para ver quem consegue um naco maior dos bens do estado (que ó existem porque capitalistas e operários trabalham mais de quatro meses por ano para pagar impostos. E os pobres pagam proporcionalmente mais.

Getulio Vargas fundou dois partidos um dos patrões (PSD) e outro dos empregados (PTB) e conseguiu o milagre de representar todos e eleger-se presidente constitucional do Brasil depois de 15 anos de ditadura dele mesmo.

A roda gira e a privatização do estado no Brasil não para de rodar cada vez mais para ficar no mesmo lugar.

A UNE é uma campeã. Vários de seus ex-presidentes são políticos, desde José Serra a Lindbergh Farias. Este no Rio de Janeiro e aquele e São Paulo.

Lembro-me dos meus tempos de estudante. A UNE também seduziu o meu idealismo jovem.

Agora a UNE quer que o governo lhe construa uma sede, além de ter o monopólio de emitir carteiras de estudante para tornar os ingressos de cinema mais caros para todos nós (nossa entrada custa um pouco mais caro para financiar todo mundo que pagou meia com uma carteira emitida pela UNE). Alguém tem que pagar a conta. A UNE progrediu muito: em 1962 não tinha o monopólio das carteirinhas.

Meu primeiro congresso da UNE foi em 1962. Não era ainda nem universitário. Tinha apenas terminado o serviço militar obrigatório (outra violação autoritária da liberdade individual) e estava à toa na vida esperando janeiro para fazer o vestibular.

Um amigo me chamou para ir à UNE e lá fui. Estavam discutindo a organização do Congresso Nacional que seria em julho. Voluntariei-me para ajudar na organização. Foi um Congresso confuso. O país estava dividido. Houve tiroteio, gente baleada. Foi no Hotel Quitandinha, um magnífico cassino em Petrópolis, coisa de luxo. Seu teatro teve o primeiro palco giratório da América do Sul. Fechado o jogo em 1946 ficou às moscas, sendo sustentado pela esperança da reabertura do jogo no Brasil que não ocorreu até hoje.

Achei a UNE uma coisa maravilhosa. Lá estava eu com 19 anos organizando um congresso de quase três mil estudantes num hotel de luxo no qual nunca poderia hospedar-me. Tive que chegar alguns dias antes pois, como organizador, precisava conhecer tudo do hotel.

Isto me valeu muito porque aprendi como funcionava um hotel enorme, já que passei boa parte da vida profissional indo a congressos, como participante, como palestrante ou como organizador. O aprendizado da UNE em Quitandinha em 62 e em Santo em 63 foi inestimável.

Não devo à UNE, devo ao governo que financiou estas farras.  Fico pasmo de ver, atualmente entrevistas de presidentes da UNE que nada mudou. A UNE continua a viver às custas do governo, com frequência opondo-se a políticas que, por piores que sejam, poderiam melhorar o ensino; A UNE foi contra as privatizações. Sobre educação tem pouco a dizer.

Um dos presidentes da UNE, Augusto Chagas, disse que o capitalismo é limitado e talvez seja mesmo. Sobretudo quando se come do bom e do melhor enquanto se batalha por um naco do dinheiro dos pagadores de impostos (que até recentemente estimava-se que custaria entre 36 e 72 milhões de reais) para construir uma nova sede da UNE, incendiada durante o golpe de 1964.

De onde será que vem os bifes que os presidentes da UNE comem? E as roupas que eles vestem? Os veículos nos quais se locomovem? Os filmes aos quais assistem? Os desodorantes que  usam?

Nada disso vem da UNE, vem do capitalismo "limitado" que a UNE dedica-se a combater – felizmente sem grande sucesso – pelo menos, desde 1962.

Apenas vejo que, infelizmente, nada mudou na UNE as bandeiras são combater a única revolução que deu certo (a capitalista) em nome de uma doutrina que até hoje só levou ao fracasso e à opressão (o socialismo).

Mas, tudo isso é alimentado a bons bifes que não chegam aos seus pratos andando, mas são produzidos por capitalistas e operários, que ralam para que a UNE tenha nova sede para seguir combatendo o capitalismo. (Para ver notícia sobre a construção da nova sede da UNE com o seu, o meu, o nosso dinheirinho veja o blog do planalto, clicando no link a seguir: http://blog.planalto.gov.br/nova-sede-da-une-ficara-pronta-em-2013/)

De onde sairão os milhões que serão pagos de, no barato, 32 milhões de reais, pagos com os impostos de todos os que trabalham para alimentar estes sonhos. Estes sonhos só são possíveis porque tudo o que os presidentes da UNE amam, eles devem ao capitalismo.

Mas a batalha pelo socialismo não pode parar porque, infelizmente, o capitalismo, com todas as suas limitações, empurra esse imenso esforço de privatizar o estado brasileiro, sempre em nome de belas causas ocas… mas extremamente rendosas.

Uma das boas heranças do getulismo foi a importação do Rio Grande do Sul do termo pelego, que é a manta de lã que os gaúchos usam para amortecer o sacolejo de cavalgar. Importado para a política, pelego era o nome que se dava ao líder sindical, que, em troca de gordos benefícios, amortecia as tensões entre operários e patrões nas disputas sindicais. Não tenho a menor ideia ao fim deste  artigo por que a memória do que quer dizer pelego em política me veio à cabeça…

Alexis de Tocqueville foi um nobre francês que viajou aos Estados Unidos uns quarenta anos depois da revolução francesa. Na volta escreveu um livro chamado Democracia na América que ficou famoso por chamar a atenção dos leitores para uma das grandes virtudes do associativismo. Os americanos formavam associações para tudo. Era uma espécie de coleção de mutirões para fazer coisas justas, cooperarem uns com os outros e, naturalmente, defender seus direitos junto aos governos.

Já se passarem quase 200 anos do livro de De Toqueville e os americanos continuam a associar-se. Na lista telefônica de Washington há mais de 2.000 associações, federações, uniões, grupos que se dedicam a defender seus interesses junto ao governo, o que inclui dinheiro público, é claro.

O problema não é de certo ou errado. É de mais certo ou mais errado. Raramente países caem no zero ou no cem. Ficam sempre em algum ponto da escala. O problema, portanto é tentar ficar o mais próximo possível do mais certo.

A pergunta: porque os pobres e os ricos do Brasil devem pagar pelas obras da nova sede da UNE que, na realidade, foi, na sua origem, resultado de uma "expropriação" da sede da Sociedade Germânia, um clube social de alemães e seus descendentes que foi ocupada pela turba na época da Segunda Guerra Mundial em nome de combater o nazismo, como o foram, muitos negócios de propriedades de alemães.

Escapou, por pouco, uma tradicional loja de brinquedos no centro do Rio de Janeiro, chamada "A feira de Leipzig," que tinha esse nome por causa da cidade alemã que era tradicional pela produção de brinquedos, mas que era de propriedade de portugueses.

Conseguiu escapar da expropriação e do incêndio graças ao seu dono português que, com seu sotaque carregado,  conseguiu explicar e convencer a turba enfurecida que a loja não devia ser destruída que era de propriedade de portugueses. Foram retirados os letreiros e no dia seguinte reabriu com o nome de "A Feira dos Brinquedos."

Eu ia oferecer um quindim ao leitor ou leitora que adivinhasse quem é o arquiteto da nova sede da UNE, mas a resposta é muito fácil, assim comerei o quindim eu mesmo e matarei sua curiosidade. Claro, é Oscar Niemeyer. Qualquer casualidade é mera coincidência.

Fw: Former Australian Cop Wants Jail For Internet Trolls

Austrália, avançada economicamente, mas atrasada politicamente.

URL:
http://rss.slashdot.org/~r/Slashdot/slashdot/~3/mtRvzE3oqo0/former-australian-cop-wants-jail-for-internet-trolls

beaverdownunder writes "A former police officer in the Australian state
of Victoria has called on law enforcement to prosecute creators of hate
pages on social media following Facebook's decision to close down a
page mocking Jill Meagher, the 29-year-old Melbourne woman abducted and
killed last month. Susan McLean, who spent 27 years with Victoria
Police before launching her cyber safety consultancy three years ago,
said police have the ability to prosecute the creators of pages that
are in breach of Australian laws but appear to be unwilling to use it.
'There have been many cases in the UK where these people have been
hunted down and charged and jailed. We need to do that in Australia.'
Under section 474.17 of the Commonwealth Crimes Act, it is an offense
to use 'a carriage service to menace, harass or cause offense,'
punishable by three years in jail."

Read more of this story at Slashdot.

--
Linux 3.6.0: Terrified Chipmunk
http://www.youtube.com/DanielFragaBR

Brasil é o 60º país mais conectado no mundo, diz UIT

URL: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/brasil-e-o-60o-pais-mais-conectado-no-mundo-diz-uit


O Brasil é só o 60º país mais conectado do mundo, mas é o quarto onde as operadoras mais faturam, aponta um estudo da UIT

Attached media file [image/jpeg] (25631 bytes)

Attached media file [image/jpeg] (25631 bytes)

terça-feira, 16 de outubro de 2012

G1 - Comissão da Câmara aprova meta de investir 10% do PIB na educação - notícias em Educação

http://g1.globo.com/educacao/noticia/2012/10/comissao-da-camara-aprova-meta-de-investir-10-do-pib-na-educacao.html

Mais dinheiro para um sistema fracassado e inútil. Vejam esse
vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=qx8G7vwyDSs

--
Linux 3.6.0: Terrified Chipmunk
http://www.youtube.com/DanielFragaBR

70% da alta do crédito vem do BB e da Caixa - economia - - Estadão

Analistas veem risco na estratégia agressiva das instituições
controladas pelo governo --
http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,70-da-alta-do-credito-vem-do-bb-e-da-caixa,130807,0.htm

Dilma e o PT fazendo de tudo para aumentar os preços no Brasil.

--
Linux 3.6.0: Terrified Chipmunk
http://www.youtube.com/DanielFragaBR

Folha de S.Paulo - Poder - Justiça Federal de MG condena Genoino e Delúbio por falsidade - 16/10/2012

A Justiça Federal de Minas Gerais condenou nesta segunda-feira (16)
parte dos réus envolvidos no esquema do mensalão em uma ação paralela
da que é julgada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

De acordo com a decisão, o ex-presidente do PT José Genoino e o
ex-tesoureiro da sigla Delúbio Soares foram condenados a quatro anos
pelo crime de falsidade ideológica. --
http://www1.folha.uol.com.br/poder/1169942-justica-federal-de-mg-condena-genoino-e-delubio-por-falsidade.shtml


--
Linux 3.6.0: Terrified Chipmunk
http://www.youtube.com/DanielFragaBR

Mensalão: STF condena projeto de poder do PT

Fora Haddad!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Fox News poll confirms: Inflation #1 concern among registered voters

O governo americano está injetando bilhões na economia e isso é o que a escola austríaca chama de inflação, o que irá gerar aumento nos preços (mas o governo chama de inflação a consequência, ou seja, o aumento dos preços, para parecer que não tem culpa).

domingo, 14 de outubro de 2012

Negros precisam de muleta estatal?

Dilma quer cotas no funcionalismo público para negros e também dar vantagens para empresas privadas que contratarem negros... Eu me pergunto: os negros são tão incompetentes assim para recorrer ao uso da força e conseguir privilégios baseados na cor da pele?

Folha de S.Paulo - Mercado - Intervenções de Dilma e PIB fraco afastam investidores estrangeiros - 14/10/2012

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1168826-intervencoes-de-dilma-e-pib-fraco-afastam-investidores-estrangeiros.shtml


--
Linux 3.6.0: Terrified Chipmunk
http://www.youtube.com/DanielFragaBR

Para entender a crise financeira de 2008

Igrejas cristãs na Alemanha não abrem mão de imposto - Mundo - Extra Online

http://extra.globo.com/noticias/mundo/igrejas-cristas-na-alemanha-nao-abrem-mao-de-imposto-6392690.html

Atraso total na Alemanha.

--
Linux 3.6.0: Terrified Chipmunk
http://www.youtube.com/DanielFragaBR

Governo “boicota” o mercado livre - Economia - Gazeta do Povo

Modalidade preferida por grandes indústrias não terá acesso a todos os
benefícios do pacote para o setor elétrico --
http://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?tl=1&id=1307434&tit=Governo-boicota-o-mercado-livre

Do governo Dilma, já era esperado isso... burrice atrás de
burrice.

--
Linux 3.6.0: Terrified Chipmunk
http://www.youtube.com/DanielFragaBR

sábado, 13 de outubro de 2012

“A condenação de Dirceu, inexoravelmente, incrimina Lula”, por Manoel Pastana

URL: http://www.implicante.org/artigos/mensalao-a-condenacao-de-dirceu-inexoravelmente-incrimina-lula-por-manoel-pastana/


O que se discute aqui é o óbvio: se a teoria do domínio do fato serve para incriminar José Dirceu, a fortiori (com maior razão), também serve para incriminar Lula.

lula mensalao 528x338 A condenação de Dirceu, inexoravelmente, incrimina Lula, por Manoel Pastana

Artigo do Procurador da República Manoel Pastana, publicado em seu blog na última terça-feira (09):

Desde o início do julgamento do mensalão, percebe-se nítida divergência entre o relator, Joaquim Barbosa, e o revisor, Ricardo Lewandwski. Contudo, na parte em que trata do acusado José Dirceu, a divergência ficou bem mais acentuada. O voto do relator é parecido com uma peça acusatória. Por outro lado, o voto do revisor nada se diferencia de uma peça defensiva. Peço venia aos dois ministros, mas estou apenas constatando uma realidade que, aliás, será consignada no livro que lançarei em breve.

O relator afirma que há provas abundantes da culpa de Dirceu. Em sentido contrário, o revisor diz que não há prova alguma. A realidade é que a prova técnica contra Dirceu é extremamente frágil. Nesse diapasão, pela ótica dos princípios que norteiam o processo penal, o revisor tem razão, mormente porque, Jefferson, que poderia ser utilizado como testemunha ou delator, beneficiado pela delação premiada, foi incluído no processo como acusado, fragilizando por demais o viés probatório da revelação que fez sobre o esquema criminoso. Ocorre que o cenário delitivo é gigantesco e aí fica difícil não enxergar a lógica, isto é, a ação dos que estão por trás dos executores. Aliás, a ministra Rosa Weber, invocando "a lógica autorizada pelo senso comum", ressaltou que na Justiça Trabalhista ela proferiu diversos votos, sob a inspiração de Malatesta, no sentido de que "o ordinário se presume, só o extraordinário se prova". Conquanto esse entendimento possa ter agasalho nas lides laborais, em matéria penal, ao meu sentir, ele acutila os princípios da verdade real, presunção de inocência e in dubio pro reo.

Em socorro ao raquítico quadro probatório, que poderia ser derrubado pelo princípio do in dubio pro reo, os ministros que fazem divergência ao revisor invocaram a teoria do domínio do fato, importada do direito alemão. Ocorre que a teoria do domínio do fato não dispensa prova, caso contrário, estar-se-ia institucionalizando a punição pela simples relação hierárquica. Assim, por exemplo, o chefe da repartição seria punido por crime ocorrido na sua área de atuação, independente da relação de causalidade, dolo ou culpa, bastando haver relação lógica de que ele, como chefe, teria o domínio da situação. Isso fere os princípios que norteiam a responsabilidade penal subjetiva. Daí a condenação de Dirceu surpreender muita gente, inclusive eu, que não acreditava que iria acontecer, mas que hoje é uma realidade, diante dos três votos nesse sentido e da predisposição condenatória de outros ministros.

Como disse em artigo anterior, o STF pode tudo, uma vez que é a última instância na dicção do direito. Assim, pragmaticamente, é despiciendo discutir o acerto ou erro da decisão condenatória, que ora se vislumbra. O que se discute aqui é o óbvio: se a teoria do domínio do fato serve para incriminar José Dirceu, a fortiori (com maior razão), também serve para incriminar Lula. Nesse sentido, como o relator consignou que o "elevadíssimo cargo" que era ocupado por Dirceu lhe conferia o domínio do fato. Por razão maior, o cargo máximo que era ocupado por Lula lhe coloca em situação de responsabilidade superior.

Aliás, se em relação a Dirceu, o depoimento de Jefferson não foi confirmado por outras testemunhas, o mesmo não aconteceu em relação a Lula. Segundo o voto do relator, o depoimento de Jefferson, dando conta de que informara ao ex-Presidente a existência do mensalão, teve  ampla confirmação. Vejamos trecho do voto: "A testemunha (refere-se a Arlindo Chinaglia) também confirmou que participou de reunião em que o acusado ROBERTO JEFFERSON informou ao Presidente Lula sobre a existência dos pagamentos. Aliás, todos os interlocutores citados por ROBERTO JEFFERSON – Senhores Arlindo Chinaglia, Aldo Rebello, Walfrido dos Mares Guia, Miro Teixeira, Ciro Gomes e o próprio ex-Presidente da República – confirmaram que foram informados, por ROBERTO JEFFERSON, nos anos de 2003 e 2004, sobre a distribuição de dinheiro a parlamentares para que votassem a favor de projetos do interesse do Governo. Portanto, muito antes da decisão de ROBERTO JEFFERSON de delatar publicamente o esquema." Isso desmente o ex-Presidente Lula de que "não sabia de nada" sobre o mensalão.

O ministro Joaquim Barbosa também consignou no voto que "o senhor Ricardo Espírito Santo Salgado, presidente do banco Espírito Santo, afirmou que manteve várias reuniões, diretas e pessoais, com o próprio Presidente da República." Ora, o que o presidente de um banco privado faria em reunião direta e pessoal com o Presidente da República? A resposta a esse questionamento pode ser vista em outro trecho do voto do relator: "Roberto Jefferson disse em depoimento prestado à PF e confirmado em juízo, o seguinte: Que José Dirceu afirmou ao declarante que o PT estaria sem recursos para cumprir o acordo, uma vez que a PF havia prendido 62 doleiros. Que em um encontro ocorrido no início de janeiro de 2005, o então ministro afirmou que havia recebido, juntamente com o Presidente Lula, um grupo da Portugal Telecom ;com o Banco Espírito Santo, que estaria em negociações com o Governo brasileiro. Que José Dirceu afirmou que haveria a possibilidade de que referido grupo econômico pudesse adiantar cerca de oito milhões de euros, que seriam repartidos entre o PT e o PTB."

O nome do ex-Presidente Lula está em várias partes do voto do relator, de forma a não deixar dúvida alguma de seu envolvimento com o esquema criminoso. Mas não é só isso. Ao contrário de Dirceu, que não praticou nenhum ato material, pelo menos não deixou rastro disso, Lula praticou atos materiais, que se enquadram como uma luva nos artigos 13 e 29 do Código Penal. Senão vejamos. Duas foram as principais fontes de recursos do mensalão. A primeira está relacionada aos contratos fraudulentos com as empresas de publicidade de Valério. Para viabilizar a contratação de tais empresas, foi editado o decreto 4.799/2003, que além de afastar o incômodo da licitação, permitindo a contratação direta, conferiu poderes a Valério para funcionar como uma espécie de administrador de recursos públicos. Esse decreto foi assinado pelo ex-Presidente Lula, a mando de quem não se sabe, mas a assinatura é dele.

Outra importantíssima fonte de recursos do mensalão veio de empréstimos consignados em folha de pagamento a aposentados do INSS. Primeiro foi editada a Medida Provisória 130, que criou os empréstimos. Assim, que foi publicada a MP, o banco BMG, envolvido no esquema, procurou habilitar-se para fazer tais empréstimos. Contudo, não obteve êxito, porque um inconveniente parecer da Procuradoria Federal do INSS aduziu que os empréstimos somente poderiam ser realizados por bancos públicos, pagadores de benefícios previdenciários. O empecilho foi superado com a edição do decreto 5.180, dispondo expressamente que mesmo banco privado, ainda que não fosse pagador de benefício previdenciário, poderia se habilitar. Graças à explicação do referido decreto, o BMG logrou êxito à habilitação. Tanto a medida provisória como o decreto foram assinados pelo ex-Presidente Lula, a mando de quem não se sabe, mas a assinatura é dele.

Além da assinatura do "democrático" decreto, que inclusive levou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) a representar criminalmente contra o ex-Presidente, arquivada pelo então procurador-geral da República Antonio Fernando, Lula enviou mais de dez milhões de cartas (assinadas por ele) a aposentados, anunciando a "novidade" dos empréstimos, o que fez o BMG, com apenas dez agências, faturar três bilhões de reais, superando a Caixa Econômica, com suas duas mil agências. Vale lembrar, que o BMG "emprestou" bastante dinheiro ao PT, sem qualquer garantia.

Dispõe o artigo 13 do Código Penal: "O resultado, de que depende a existência do crime, somente é imputável a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ação ou omissão sem a qual o resultado não teria ocorrido." Considerando que as duas principais fontes de recursos do mensalão decorreram de atos praticados por Lula, não resta dúvida de que, se não fosse ele, o resultado não teria ocorrido (como ocorreu). Assim, de acordo com o artigo 29 do Código Penal que dispõe: "Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade.", Lula teria que ter sido acusado, nem precisaria invocar a teoria do domínio do fato, porquanto a conduta dele está inserida na cadeia de causalidade, sendo que há provas abundantes disso, inclusive do dolo. A propósito, por causa dessa aberrante omissão, representei contra o ex-procurador-geral da República (PGR) Antonio Fernando, autor da denúncia do mensalão, a fim de que fosse apurado crime de prevaricação, por ele ter deixado Lula fora da acusação, não obstante o ex-Presidente ter praticado atos escandalosamente destinados a fomentar o esquema criminoso. A representação foi arquivada, sem que o mérito tenha sido enfrentado.

No ano passado, representei ao PGR, Roberto Gurgel, apontando fatos que indicam o envolvimento do ex-Presidente Lula no esquema do mensalão, que inclusive sustentam ação de improbidade contra ele, em trâmite na 13ª Vara Federal do Distrito Federal. Recentemente, Gurgel arquivou a representação, alegando que os fatos nela contidos são objetos de apuração no inquérito policial 2.474, que tramita no STF desde março de 2007.  Agora, com a condenação de Dirceu que, por diversas vezes, falou que nada fazia sem o conhecimento e a anuência de Lula, bem como as várias passagens do voto do relator, apontando o envolvimento direto do ex-Presidente, sem contar que na teoria do domínio do fato, Lula estava acima de Dirceu, não tem como deixá-lo impune. Lula não é uma entidade para ficar incólume à lei nem é um idiota, para não responder pelos seus atos, porquanto, ainda que não tivesse discernimento algum, deveria ser submetido à medida de segurança, nos termos do artigo 97 do Código Penal.

Para saber mais sobre a realidade do mensalão, que não sai nos boletins oficiais, vide os artigos: "Mensalão: o que poucos sabem, e o Brasil deveria saber"; "Lula, Dirceu e os Tuiuiús: a realidade oculta do mensalão", bem como outros artigos que estão no meu site www.manoelpastana.com.br

Leia também:

  1. Dirceu diz a Lula que está preparado para ser preso
  2. Advogado de Jefferson diz que Lula ordenou o mensalão
  3. Lula, Marcos Valério sentiu sua falta
  4. Lula se reúne com Dirceu para discutir eleição em São Paulo
  5. Defesa de Roberto Jefferson dirá que Lula ordenou o Mensalão

Jornalistas dizem que Fidel Castro teve morte cerebral - Jornal O Globo

http://oglobo.globo.com/mundo/jornalistas-dizem-que-fidel-castro-teve-morte-cerebral-6384133

Deviam desligar logo os aparelhos. Que desperdício de energia
manter alguém com morte cerebral, ainda mais um cérebro que já foi
contaminado e danificado há décadas pelo ideal comunista.

--
Linux 3.6.0: Terrified Chipmunk
http://www.youtube.com/DanielFragaBR

RFID cards imposed on high school students

URL: http://stallman.org/archives/2012-jul-oct.html#13_October_2012_%28RFID_cards_imposed_on_high_school_students%29


High school students in Texas are resisting the imposition of RFID cards.

I wish MIT students had resisted them. The building where my office is located has doors opened by RFID cards — I call them "pox cards" — but I refuse to carry one. So I have to find other ways to get in.

5 razões por que a Holanda é o país das “magrelas”

URL: http://exame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/sustentabilidade/noticias/5-razoes-por-que-a-holanda-e-o-pais-das-magrelas


Uso da bicicleta nesse pequeno país é maior do que em qualquer outro lugar do mundo

Attached media file [image/jpeg] (47330 bytes)

Attached media file [image/jpeg] (47330 bytes)

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Bernanke: Federal Reserve caused Great Depression

http://www.wnd.com/2008/03/59405/


--
Linux 3.6.0: Terrified Chipmunk
http://www.youtube.com/DanielFragaBR

Libertarian Candidate Excluded From Debate For Refusing Corporate Donations

URL: http://rss.slashdot.org/~r/Slashdot/slashdot/~3/sTZ6Pva_tGE/libertarian-candidate-excluded-from-debate-for-refusing-corporate-donations



fishdan writes "I'm a long time Slashdot member with excellent karma. I am also the Libertarian candidate for U.S. Congress in the Massachusetts 6th District. I am on the ballot. I polled 7% in the only poll that included me, which was taken six weeks ago, before I had done any advertising, been in any debates or been on television. In the most recent debate, the general consensus was that I moved a very partisan crowd in my favor. In the two days since that debate, donations and page views are up significantly. Yesterday I received a stunning email from the local ABC affiliate telling me they were going to exclude me from their televised debate because I did not have $50,000 in campaign contributions, even though during my entire campaign I have pointedly and publicly refused corporate donations. They cited several other trumped up reasons, including polling at 10%, but there has not been a poll that included me since the one six weeks ago — and I meet their other requirements."

Read more of this story at Slashdot.

Collor paga três funcionários particulares com dinheiro do contribuinte

URL: http://revistaepoca.globo.com/Brasil/noticia/2012/10/o-jardineiro-e-por-nossa-conta.html


Collor paga três funcionários particulares com dinheiro do contribuinte
Um deles cuida dos célebres jardins da Casa da Dinda

Fw: Por inflação, Brasil pode elevar juros novamente, diz FMI

O que já era óbvio, pois sem cortar gastos do governo, será
impossível reduzir juros sem gerar inflação.

URL:
http://exame.abril.com.br/economia/noticias/brasil-pode-ter-de-elevar-juros-por-recuperacao-economica-diz-fmi

Com a Selic em sua mínima histórica, Banco Central pode ter que elevar
a taxa no ano que vem se a inflação voltar a subir, avalia Fundo
Monetário Internacional

Attached media file [image/jpeg] (54608 bytes)

Attached media file [image/jpeg] (54608 bytes)

--
Linux 3.6.0: Terrified Chipmunk
http://www.youtube.com/DanielFragaBR

Servidores reagem à lei e intimidam quem busca dados sobre salários na web - Política - Correio Braziliense

Vagabundo é isso aí. Dependem do seu dinheiro, mas não querem
mostrar o quanto ganham.

***

A divulgação dos salários dos servidores do Congresso Nacional, de
forma nominal, está provocando constrangimentos. Os funcionários do
Senado e da Câmara sabem, por meio da intranet, quem acessou o banco de
dados para ter acesso aos seus vencimentos. Isso acontece porque o
sistema de consulta nas páginas eletrônicas das duas Casas obriga que o
cidadão interessado preencha um formulário com nome, CPF, endereço e
até CEP. Essa exigência só é feita no Congresso. Nos demais órgãos do
Legislativo — como o Tribunal de Contas da União — e em todos os órgãos
do Executivo e do Judiciário a consulta é livre e sem necessidade de
identificação do interessado nas informações.

Uma taquígrafa do Senado chegou a trocar mensagens ofensivas com um
cidadão que consultou o salário dela. Ela perguntou, por e-mail, por
que o interesse pelo valor da sua remuneração, falando que era
"bisbilhotice" e chamando o interessado de "fofoqueiro". Ele respondeu
que apenas estava fiscalizando, como cidadão, os valores gastos pela
Casa com pagamento do pessoal e que, pela Lei de Acesso à Informação,
ele não precisa explicar o motivo da consulta. --
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2012/10/12/interna_politica,327811/servidores-reagem-a-lei-e-intimidam-quem-busca-dados-sobre-salarios-na-web.shtml


--
Linux 3.6.0: Terrified Chipmunk
http://www.youtube.com/DanielFragaBR

As diferenças essenciais entre uma genuína economia de livre mercado e uma economia intervencionista

URL: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1432


intervencionismo.jpgAo longo de toda a história humana, foram várias as manifestações de movimentos ideológicos coletivistas. Especialmente nas décadas de 1930 e 1940, em várias partes da Europa, estes movimentos se tornaram mais explícitos e radicais, e assumiram suas extremadas formas de comunismo, fascismo e nazismo. Todas estas três ideologias representavam a total rejeição da liberdade econômica, do livre mercado e da liberdade individual.

Atualmente, o comunismo, o fascismo e o nazismo -- ao menos no formato que assumiram no século XX -- estão mortos. Eles fracassaram miseravelmente, tendo produzido nada mais do que genocídios, forme, devastação e miséria. Embora sejam vários aqueles que alegam -- em todos os eixos do espectro político ideológico -- que o capitalismo triunfou sobre estas ideologias, a verdade é que o sistema econômico que hoje existe ao redor do mundo está muito longe daquilo que economistas liberais-clássicos como Mises consideravam ser uma economia de livre mercado.

TCU encontra fraude em contrato do MEC na gestão Haddad

URL: http://www.implicante.org/noticias/tcu-encontra-fraude-em-contrato-do-mec-na-gestao-haddad/


Auditoria aponta uso de “laranjas” em acordos que somaram R$ 42,6 milhões; Ministério prometeu que cancelaria contratos, mas os manteve

blog 07 08 2010 fernando ministro da educacao e haddad e lula thumb 519x338 TCU encontra fraude em contrato do MEC na gestão Haddad

Matéria da Folha de S. Paulo:

Uma investigação conduzida por auditores do Tribunal de Contas da União encontrou indícios de fraude numa licitação aberta na gestão de Fernando Haddad no MEC (Ministério da Educação) para reforçar a área de informática e aumentar a segurança do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Os auditores acharam indícios de que houve conluio entre empresas participantes da licitação, uso de documentos falsos, pagamentos irregulares e superfaturamento. As conclusões ainda não foram ao plenário do TCU.

Haddad, que deixou o MEC para ser o candidato do PT a prefeito de São Paulo neste ano, disse várias vezes durante a campanha eleitoral que jamais alguém apontou desvios de natureza ética em sua gestão como ministro.

Em entrevista à TV Bandeirantes um dia depois do primeiro turno das eleições, por exemplo, Haddad disse que conduziu o ministério por seis anos “sem nenhum reparo a minha conduta, nem dos meus auxiliares”.

“Quer dizer, não só a minha conduta, mas a dos meus auxiliares também foi aprovada integralmente do ponto de vista ético”, acrescentou.

Após o vazamento do Enem em 2009 e outros problemas depois, o Inep, instituto ligado ao MEC e responsável pelo Enem, defendeu uma licitação em razão “dos ataques ou incidentes de segurança”.

Folha teve acesso à primeira fase de investigação sigilosa do TCU (Tribunal de Contas da União) sobre essa licitação. O valor dos seis lotes chegou a R$ 42,6 milhões, divididos entre quatro empresas vencedoras: DNA Soluções, Jeta, Monal e Ata.

Em 2011, após reportagens do jornal “Correio Braziliense” sobre suspeitas de uso de laranjas pelas vencedoras, o MEC disse que cancelaria o contrato, o que não ocorreu. Duas delas, DNA e Ata, receberam R$ 5,7 milhões.

Segundo o TCU, há indícios de fraude já na redação do edital, com suspeita de direcionamento para determinadas marcas de produtos.

Também é apontado sobrepreço em compras. O Inep não detalhou as propostas para cotação, valores médios de mercado usados para evitar superfaturamento.

O texto dos peritos questiona “especialmente” os itens cuja aquisição ocorreria neste ano. As discrepâncias serão relatadas ao TCU quando a varredura estiver completa.

DOCUMENTAÇÃO

Além disso, o TCU viu falha do Inep na análise da documentação apresentada pelos vencedores da licitação. Exemplo: a empresa Monal apresentou atestado falsificado de capacidade técnica.

A investigação apontou ainda que era fictícia uma das propostas perdedoras, o que foi confirmado pela empresa Gestão Inteligência, e identificou que a DNA recebeu um repasse extra de R$ 258 mil, embora o contrato proibisse pagamentos adicionais.

O TCU pediu explicações ao Inep sobre os problemas do contrato, mas as respostas do órgão foram consideradas “insuficientes para elucidar a regularidade dos procedimentos aplicados”.

(…)

(grifos nossos)

Comentário

O maior argumento de Haddad a favor de si mesmo nesta campanha era ter passado incólume às dezenas de denúncias de desvios e corrupção do governo Lula. Algo como ter participado da corte de Ali Babá sem ter sido apontado (talvez devido a incompetência?) como um dos 40. Mesmo assim, foi escolhido pelo chefe para disputar a prefeitura da maior cidade do país.

Leia também:

  1. Haddad nega que tenha pedido apoio de Kassab e ataca gestão
  2. Enem: Escola do CE antecipou questões da prova; MPF pede anulação do exame em todo o país
  3. Haddad ajudou a criar taxas da gestão Marta. Mas agora promete acabar com a do Kassab… usando dinheiro do governo estadual
  4. Depois de culpar os cearenses, Haddad terá de explicar por que Enem também vazou em outros Estados
  5. Candidata deixa prova do Enem em branco e tira nota maior que a mínima

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Dez empresários que ganharam milhões, saindo do zero

URL: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/dez-empresarios-que-ganharam-milhoes-saindo-do-zero


Activists face harassment for taking photos

URL: http://stallman.org/archives/2012-jul-oct.html#11_October_2012_%28Activists_face_harassment_for_taking_photos%29


Environmental activists face systematic harassment for taking photos of refineries in the US.

A man in Texas was harassed by the FBI for taking photos of storm clouds.

Answering questions for the FBI can be very dangerous. Even innocent answers to innocent questions can give them an excuse to prosecute you.

The supposed threat of terrorism is also the excuse for massive surveillance of Americans' communications. This threat is almost entirely a myth, but it's a very handy myth.

Mises e Ação Humana

URL: http://www.ordemlivre.org/2012/10/mises-e-acao-humana/


Estou encerrando minha coluna The Calling nesse mês e os três próximos artigos serão os últimos. Nessas colunas finais, quero focar nos três livros que são centrais para a tradição austríaca moderna da economia e oferecer um resumo das contribuições de cada um. Começarei nessa semana com Ação Humana, de Ludwig von Mises.

É difícil resumir um dos mais importantes (e longos) livros de economia do século XX em uma única coluna. Os seus três insights centrais são sua ênfase na natureza subjetiva de valor, conhecimento e escolha humana; o mercado como um processo; e o papel que os mercados desempenham facilitando a cooperação social.

Para Mises, a economia estuda, como sugere o título do livro, a ação humana. A ação, argumenta, é fundamental para aquilo que nos faz humanos: sempre estamos em um estado de "desconforto", que devemos remover através da ação. Como e quando agimos é determinado por nossos julgamentos subjetivos sobre os fins que desejamos atingir e os melhores meios para atingi-los. O conhecimento que temos em nossas cabeças é somente nosso, e ele nos informa sobre como valorizamos meios e fins. E isso nos leva a fazer as escolhas que fazemos. Não há nada mecânico ou automático nesse processo. Pelo contrário. Ele requer ações conscientes. Esse processo subjetivo do conhecimento à avaliação, até a ação sobre a escolha, é o ponto inicial de toda análise econômica para Mises.

Começando pela natureza subjetiva do conhecimento, avaliação e escolha, Mises tentou construir uma compreensão completa da economia. Do básico sobre como os preços emergem a partir da avaliação, escolha, e troca monetárias, ao ciclo econômico, até os problemas com as várias formas de intervenção governamental e a impossibilidade do planejamento socialista. Em todos esses casos, a ideia central é que o mercado não é "um lugar ou uma coisa", mas um "processo". Os mercados, particularmente a troca da propriedade privada por dinheiro, são uma maneira pela qual os humanos tentam melhorar a sua situação. Os mercados não são simplesmente locais onde os consumidores e produtores se encontram para maximizar a utilidade e os lucros, respectivamente, baseados nos preços "dados" – como cada vez mais são descritos pelas principais correntes da economia. Para Mises, o mercado não é uma máquina de maximização; o mercado é um processo dinâmico de mudança, aprendizado, crescimento e cooperação.

A descoberta através da competição

Como o seu aluno F. A. Hayek, ele via particularmente a competição como um "procedimento de descoberta", através do qual os produtores descobrem o que os consumidores desejam e como produzir aquilo pelo menor preço. Isso é resultado de um empreendimento consciente: a avaliação do presente e dos possíveis futuros, em um mundo de incertezas evidentes, mas não debilitantes. O cálculo econômico com o preço do dinheiro é o processo pelo qual somos capazes de enxergar através de uma neblina de incertezas e suprir as demandas dos consumidores. O mercado, conforme descrito em Ação Humana, é parte de uma batalha humana mais ampla para superar a ignorância.

O que os mercados possibilitam nada mais é do que a cooperação social – na realidade, a civilização – como nós a conhecemos. Para Mises, a divisão do trabalho e o processo de especialização/trocas não são as únicas fontes de crescimento econômico e de melhora das bilhões de vidas humanas. Eles são também fonte de ligações humanas mais profundas. Uma divisão do trabalho maior significa especializações mais estreitas e mais confiança no comércio para as coisas que gostaríamos de adquirir. Isso significa que os humanos se tornam mais interdependentes, o que por sua vez remove os incentivos pela violência e a guerra. Os mercados nos induzem a cooperar ao invés de saquear e, dessa maneira, nos ajudam a criar civilizações pacíficas. Os mercados, através daquilo que Mises chamou de "Lei da Associação", são a chave para a cooperação social.

Em conflito com as tendências

A distinta visão de Mises acerca da economia e o seu lugar na sociedade estava na contramão das tendências da sua época. Ação Humana foi publicado no mesmo ano de Fundamentos da Análise Econômica, de Paul Samuelson, e Fundamentos foi o livro que definiu o tom da economia do século XX. Ele via a economia como sendo, em grande parte, um problema de engenharia de maximização forçada por agentes onicientes em equilíbrio. Por várias razões complexas, não apenas que a visão de Samuelson era mais dócil para as preferências intervencionistas do pós-guerra, a visão da engenharia venceu e o austrianismo de Mises viveu uma experiência de quase morte por várias décadas.

Entretanto, as sementes que Mises plantara, junto com as sementes do livro que discutirei na próxima semana, formariam a base para o florescer da economia austríaca dos anos 1970, quando o terceiro dos três livros que escolhi foi publicado.

Ação Humana permanece uma das maiores realizações das ciências sociais e talvez o tratado econômico mais importante do século XX. O renascimento do pensamento em favor do livre mercado e o aumento da liberdade econômica em todo mundo, pelo menos até recentemente, devem muito ao Ação Humana e a Mises.

* Publicado originalmente na revista The Freeman.

Dirceu e a democracia

Globo News - São Paulo é a penúltima no ranking das melhores cidades para negócios

A cidade foi comparada com outras 26 grandes cidades do mundo e ficou
com a penúltima colocação no quesito transporte e infraestrutura e em
útlimo em segurança e saúde. --
http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2012/10/sao-paulo-e-penultima-no-ranking-das-melhores-cidades-para-negocios.html


--
Linux 3.6.0: Terrified Chipmunk
http://www.youtube.com/DanielFragaBR

"‘Maior parte dos dados armazenados pelos governos não se transforma em informação ou serviços para a população’" - Blog Estadão | Rede Nossa São Paulo

Os governos não têm muita noção da quantidade e também de quais dados
têm armazenados. Quando têm alguma noção, não têm tempo para poder
pensar como é que aqueles dados podem ser aplicados e revertidos em
forma de serviços para a população". --
http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/18751


--
Linux 3.6.0: Terrified Chipmunk
http://www.youtube.com/DanielFragaBR

Ministério Público português: é impossível localizar os pirateiros | Tecnoblog

O Ministério Público de Portugal encaminhou despacho à associação das
indústrias de conteúdo (ACAPOR) daquele país, do outro lado do
Atlântico, no qual afirma que o download de conteúdos sem que se tenha
pagado por eles não é crime. O MP português vai além: assume que não é
possível do ponto de vista prático localizar os pirateiros para que
eles enfrentem as ações judiciais movidas pela indústria de conteúdo.
-- http://www.tecnoblog.net/115999/portugal-pirataria-legal/

Basta ser sensato e dizer a verdade... combater a "pirataria" é
como combater o sol ou a chuva.

--
Linux 3.6.0: Terrified Chipmunk
http://www.youtube.com/DanielFragaBR

O Aspirante a Hitler, Joaquim Fortunato, Processa mais um... (Ateu)

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A marcha da Suécia para o capitalismo

Recomendo os artigos:

1) Mitos vs fatos no sistema de saúde sueco: O direito de esperar (com links para casos REAIS como ele citou)

2) Por que a Suécia não está quebrada?

Lembrando que hoje a Suécia é a 21º economia mais livre do mundo e esse é um dos motivos da Suécia conseguir se manter (não devido ao Estado do bem-estar social, mas sim devido à liberdade econômica... o mesmo vale para a Dinamarca, 11ª economia mais livre do mundo).

Censorship

URL: http://stallman.org/archives/2012-jul-oct.html#10_October_2012_%28Censorship%29


More censorship in the UK: it is a crime, apparently, to wish for UK soldiers to be killed in war. Or perhaps the crime is wishing they would go to hell.

Would it be a crime, I wonder, to express a wish for them to be defeated but not physically harmed? That too might offend some.

"Freedom of speech" limited to statements that don't offend is an absurdity. The UK must repeal its law that criminalizes Internet postings that offend.

Brasil é 4º maior consumidor mundial de games

URL: http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,brasil-e-4-maior-consumidor-mundial-de-games,130283,0.htm


SÃO PAULO - A crise econômica internacional parece ter efeito limitado sobre os produtos de tecnologia. O desempenho do mercado brasileiro de videogames é um exemplo disso. Depois de enfrentar a pirataria e se profissionalizar nos últimos anos, o setor avança em ritmo acelerado. O Brasil já é o

Homem que já foi preso 9 vezes ganha liberdade após assalto no RS

URL: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/10/homem-que-ja-foi-preso-9-vezes-ganha-liberdade-apos-assalto-no-rs.html


Juiz alegou falta do requerimento do MP e concedeu liberdade ao ladrão. Magistrado é o mesmo que mandou soltar os homens que balearam médica.

Google faz representação contra juiz eleitoral de Ribeirão Preto (SP)

URL: http://redir.folha.com.br/redir/online/cotidiano/rss091/*http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ribeiraopreto/1167301-google-faz-representacao-contra-juiz-eleitoral-de-ribeirao-preto-sp.shtml


O Google Brasil entrou com uma representação contra o juiz eleitoral Sylvio Ribeiro de Souza Neto, de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), alegando demora para julgar definitivamente o processo que envolve o blog do jornalista Márcio Francisco e a prefeita Dárcy Vera (PSD). A representação foi protocolada na CGE (Corregedoria-Geral Eleitoral). Leia mais (10/10/2012 - 18h05)

O que é realmente o socialismo e qual o seu maior problema

URL: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1430


_empresário_socialista.jpg_.jpg

A própria natureza do socialismo -- que, como dito, se baseia na coerção, no impacto coercivo sobre o corpo social ou a sociedade civil -- bloqueia, dificulta ou impossibilita a criação empresarial de informação, que é precisamente aquilo de que necessita o governante para dar um conteúdo coordenador às suas ordens.

Esta é a demonstração em termos científicos do motivo de o socialismo ser teoricamente impossível.  É impossível o órgão planejador socialista coletar, apreender e colocar em prática todas as informações de que necessita para imprimir um conteúdo coordenador aos seus decretos.  Esta é uma análise puramente objetiva e científica.  Não é necessário pensar que o problema do socialismo está no fato de que "aqueles que estão no comando são maus".  Nem mesmo anjos, santos ou seres humanos genuinamente bondosos, com as melhores intenções e com os melhores conhecimentos, poderiam organizar uma sociedade de acordo com o esquema coercivo socialista.  Ela seria convertida em um inferno, já que, dada a natureza do ser humano, é impossível alcançar o objetivo ou o ideal socialista.

- Haddad, você é amigo do Zé Dirceu?

URL: http://www.implicante.org/blog/haddad-voce-e-amigo-do-ze-dirceu/


lula haddad dirceu   Haddad, você é amigo do Zé Dirceu?

A pergunta foi feita pela colunista Barbara Gancia, antes do primeiro turno da eleição municipal, durante a sabatina do candidato petista promovida pela Folha/UOL. Confiram a resposta de Haddad:

Vale lembrar que TODOS os mensaleiros petistas já condenados no STF por corrupção seguem filiados ao partido. O corrupto José Genoíno ainda ocupa um cargo no Ministério da Defesa, por sinal.

Haja amor pra militância que defende essa turma.

Leia também:

  1. Corrupto Genoíno renuncia a cargo no Ministério da Defesa
  2. Haddad diz que é degradante ser ligado a Dirceu e Maluf
  3. Boi de piranha: Delúbio combina com “núcleo central da quadrilha” e assumirá culpa no julgamento do Mensalão
  4. Marta manda Haddad ‘gastar sola de sapato’
  5. Genoino se prepara para enfrentar prisão