informou ontem o Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São
Paulo). A frota da cidade, segundo o número consolidado de março, é de
7.012.795.
A cada dia, 607 carros, motos e caminhões entraram em circulação no ano
passado.
Com mais carros nas ruas, o trânsito sofre: ontem foi o pior
congestionamento do ano na cidade pela manhã -157 km de ruas paradas.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) atribuiu o trânsito à chuva
e a 21 acidentes em vias importantes, como as marginais Tietê e
Pinheiros, as avenidas dos Bandeirantes, Paulista e Rubem Berta, entre
outras.
A despeito do aumento da frota, a CET disse que a lentidão média na
cidade caiu 14% nos últimos três anos. O fenômeno foi atribuído à
ampliação da marginal Tietê.
A cidade "caminha para a saturação" de veículos, avalia Jaime Waisman,
engenheiro e professor da USP.
"Em um dado momento, vai parar de aumentar e só haverá reposição",
afirma.
SIMBÓLICO
Especialistas dizem que, na prática, o número de veículos em circulação
é menor.
Um estudo feito por Carlos Eduardo Paiva Cardoso, técnico da CET,
mestre em engenharia de transporte pela USP e doutor em serviço social
pela PUC-SP, já chegou a estimar que os carros que saíam às ruas
diariamente na cidade equivaliam a um terço do número oficial do Detran.
A própria Prefeitura de São Paulo definiu que a frota alvo da inspeção
veicular no ano passado era de 4,7 milhões -sendo que poucos são
isentos, como os de "placa preta" (automóveis antigos com as
características originais).
Segundo técnicos, as diferenças da frota real em circulação para a
cadastrada no Detran têm vários motivos.
Um exemplo são os veículos que saíram de circulação por acidentes e não
tiveram a baixa registrada no Detran.
Há ainda carros antigos (muitos dos quais podem estar quebrados) e os
que ficam mais tempo na garagem, usados só em finais de semana. --
http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/14323
--
Nenhum comentário:
Postar um comentário