URL: http://www.minhamarina.org.br/blog/2010/08/o-brasil-precisa-se-adaptar-aos-tempos-de-seca/
Os últimos dias foram extremamente críticos para a saúde de milhões de brasileiros em razão do clima seco agravado pelas queimadas e pela poluição nas grandes cidades. Na sexta-feira (27), 70% do território nacional ficou sob risco de fogo, e São Paulo, a maior cidade do país, viveu o segundo dia mais seco de sua história.
O ar seco e com grande concentração de monóxido de carbono (devido às queimadas) ou de ozônio (causada pela poluição dos carros) faz a população sofrer com problemas respiratórios, irritação nos olhos, alergias e aumento da pressão e, além disso, intensifica o risco de enfartes e derrames. As crianças e idosos são as vítimas mais freqüentes da poluição do ar.
Neste domingo (29), Marina Silva, candidata do PV à Presidência, criticou a falta de ações preventivas e emergenciais dos governantes. "Falta clareza dos governos para alternativas que substituam o uso do fogo, sobretudo nesses períodos de renovação das pastagens", declarou. Em caráter emergencial, a criação ou ampliação de rodízios de automóveis nas grandes cidades poderia ajudar a aliviar a péssima qualidade do ar.
Em relação às queimadas, Marina Silva defende uma ação firme do governo para suspender a prática nessa época do ano, incluindo "sala de situação" de combate ao fogo nos lugares mais críticos, como Rondônia, onde mais de mil crianças foram internadas neste mês por conta de transtornos respiratórios.
- Emergencialmente, o que pode ser feito
Dados da estiagem, das queimadas e da poluição:
- Amplitude da estiagem
- Quantidade de queimadas
- Qualidade do ar e saúde
- Aumento da frota de veículos nas principais cidades do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário