quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Marina recebe mais declarações de voto na internet do que os outros candidatos

URL: http://www.minhamarina.org.br/blog/2010/08/marina-recebe-mais-declaracoes-de-voto-na-internet-do-que-os-outros-candidatos/


A senadora Marina Silva (AC), candidata do PV à Presidência da República, obteve em junho e julho mais declarações de voto no Twitter do que Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). A constatação é da Social Branding, empresa de monitoramento de tendências em redes sociais.

Em junho, houve 10.392 declarações de voto no Twitter para os três principais candidatos à Presidência da República. Desse total, 52% foram para Marina, 24% para Dilma e 23% para Serra. Em julho, quando ocorreram 20.734 declarações de voto, a vantagem de Marina aumentou para 57% do total, contra 24% de Dilma e 19% de Serra. O auge do desempenho da candidata do PV ocorreu no dia 20, quando ocorreu o "Twitaço", uma espécie de "panelaço" online organizado por simpatizantes da candidata do PV. Apenas naquele dia a senadora recebeu 1.541 declarações de voto – baixe os arquivos com os gráficos de junho e julho.

"Essa iniciativa não apenas produziu uma expansão temporária das declarações de voto à candidata", afirma Rodrigo Prior, diretor de planejamento da Social Branding. "Depois do Twitaço aconteceu uma nova estabilização, em um patamar em torno de 20% superior ao registrado antes do evento", diz.

O desempenho da candidata do PV é especialmente significativo quando se leva em conta que tem menos seguidores no Twitter do que Serra e Dilma. Cerca de 117 mil pessoas seguem a senadora na rede social, contra 138 mil seguidores de Dilma e 322 mil de Serra.

Isso significa, segundo o diretor da Social Branding, que Marina mobiliza mais o usuário da internet do que seus concorrentes. "Mesmo em menor número, seus seguidores parecem dar mais atenção à mensagem da candidata e se mobilizam mais intensamente para apresentar as propostas dela", afirma Prior.

A Social Branding monitora tendências no Twitter por meio de um software desenvolvido dentro da empresa, que faz análise de sintaxe, lingüística e conteúdo simbólico.

Levantamento do iGroup

Outro levantamento, feito pelo iGroup em parceria com o M&M Online, confirma a vantagem da candidata do PV na rede.

Na terceira rodada do levantamento, realizado entre os dias 23 e 29 de julho,  Marina Silva permanece como a candidata à Presidência com mais menções positivas na internet, responsável por 39,15% dos comentários favoráveis analisados. Dilma soma 34,18% e Serra 26,67%. Foram analisadas 87 mil ocorrências na web.

Nenhum comentário: