A ministra do Planejamento Miriam Belchior anunciou hoje que o governo contratará 54 mil novos funcionários públicos no ano que vem, apesar das promessas de corte de gastos. Reportagem da Folha Online:
A ministra Miriam Belchior (Planejamento) afirmou nesta segunda-feira (19) que 54 mil novos funcionários públicos serão contratados no ano que vem. Ela afirma, no entanto, que isso não afetará o esforço fiscal apregoado pelo governo.
Segundo diz, a meta de superávit primário –que é o esforço para o pagamento de juros da dívida– é de R$ 139 bilhões no ano que vem. “A meta cheia será cumprida”, afirmou.
Ela defendeu as contratações que deverão ser feitas pelo governo.
“Não é possível aumentar o número de universidades e fazer o Pronatec sem contratar”, disse a ministra, referindo-se aos planos anunciados pelo governo federal no campo educacional.
Belchior disse ainda que, neste número, está a reposição de funcionários que se aposentaram e substituições de terceirizações.
A ministra afirmou que o governo trabalha com a perspectiva de crescimento de 5% da economia por ano, nos próximos anos. Perguntada se pretende rever o Orçamento do ano que vem diante das incertezas da crise internacional e perspectiva de crescimento mais baixo, ela disse que ainda não revê os parâmetros utilizados.
“Estamos mantendo esses parâmetros. Em novembro, o governo pode revê-los, mas ainda estamos longe de novembro”, disse.
Comentário
A ministra justifica o inchaço da máquina pública com uma expectativa de crescimento mais otimista que qualquer prognóstico da própria equipe econômica do governo, que espera (ou torce) por um aumento de 4,5% do PIB neste ano. Além disso, já passamos da metade de setembro e a ministra do Planejamento ainda considera que estamos longe de novembro para rever o Orçamento da União…
Leia também:
- Lei Geral da Copa: Com feriados em dias de jogos, governo admite que infraestrutura para mobilidade urbana não é prioridade
- Plano para aeroportos nas férias será lançado nesta semana, garante o governo
- Governo abriga 6,7 mil servidores sem concurso na ”elite” da burocracia
- Diretor do Dnit afirma que Dilma sabia das irregularidades no Ministério dos Transportes
- Relaxa e goza: Marta diz que ex-assessor preso teve “conduta exemplar”
Nenhum comentário:
Postar um comentário