Em dois anos de atividades, o Projeto Jovem Samaritano, primeira clínica pública de São Paulo para tratamento de jovens dependentes em álcool e drogas — parceria entre o Hospital Samaritano de São Paulo e a Secretaria Estadual de Saúde — comemora ótimos resultados.
O Projeto Jovem Samaritano oferece programa residencial, onde o tempo médio de permanência na clínica é de 1 a 3 meses, e posterior atendimento ambulatorial, realizado por dois anos por uma equipe multidisciplinar para dar continuidade do tratamento e ajudar na inserção social.
Os jovens podem ser encaminhados pelas unidades de saúde e conselhos tutelares municipais. Além disso, o Projeto também recebe contato direto de interessados. Adolescentes que em avaliação inicial não preenchem o perfil para programa residencial, são encaminhados para tratamentos mais adequados, podendo eventualmente serem inseridos em programa ambulatorial com projeto terapêutico individual no Projeto.
Sobre o Projeto Jovem Samaritano
O projeto Jovem Samaritano foi inaugurado em janeiro de 2009 e é a adaptação para o Brasil de um modelo norte-americano utilizado na Clínica Chestnut, em Illinois, EUA. Durante o tratamento, a família também passa por orientação e participa ativamente das atividades do jovem.
No período de residência, os jovens têm acompanhamento médico, atendimento em serviço social, participam de atividades educacionais, como aulas de português, matemática, iniciação musical instrumental e educação física, além de orientação vocacional e acompanhamento psicológico.
O Projeto Jovem Samaritano fica na rodovia Raposo Tavares, km 30,5, Cotia.
Para fazer parte do projeto, o paciente pode entrar em contato direto pelo telefone (11)4148-8450 ou com indicação de entidades públicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário