sexta-feira, 22 de novembro de 2013

As duas grandes vantagens do Bitcoin

Minha resposta ao vídeo de Izzy Nobre "Os dois grandes problemas do Bitcoin":
https://www.youtube.com/watch?v=ZqrBtAGgAQo


VB12 - Golpistas prometendo bitcoin fáceis

Atenção: cuidado com a empresa VB12. Estão querendo usar o bitcoin para vender algo obsoleto e enganar os desinformados. Bitcoin não depende de empresa alguma! Não caiam nessa roubada.


segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Os mitos sobre o Ozônio: um resgate das origens da discussão – II

URL: http://fakeclimate.wordpress.com/2013/11/10/1713/


Ricardo Augusto Felicio Em 1987, implementou-se o Protocolo de Montreal que baniu gradativamente o uso das famílias dos gases CFCs, obrigando o mundo a substituí-lo por outras famílias de gases, bastante similares, conhecidos por HCFCs. A troca atingiu uma escala sem precedentes, pois todos os equipamentos que usavam os gases anteriores, altamente inertes e estáveis, […]

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Inflação anual da Venezuela sobe para 54,3% em outubro

URL: http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,inflacao-anual-da-venezuela-sobe-para-543-em-outubro,169641,0.htm


O banco central da Venezuela informou hoje que seu índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 5,1% em outubro ante setembro, e ava...

Auditor preso diz que Kassab e secretário sabiam de esquema - saopaulo - saopaulo - Estadão

Apontado como chefe da quadrilha que fraudava ISS, Ronilson Rodrigues
afirma, em grampo, que prefeito deveria ser investigado --
http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,auditor-preso-diz-que-kassab-e-secretario-sabiam-de-esquema-,1094335,0.htm

***

Não é novidade. E o Kassab ainda quer ser eleito governador em
2014? :D

--
Linux 3.12.0: One Giant Leap for Frogkind
http://www.youtube.com/DanielFragaBR
http://www.libertarios.org.br

Irlanda versus Islândia - quem se saiu melhor após a crise financeira de 2008

URL: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1731


IrelandIceland460.jpgAo longo dos últimos cinco anos, é difícil encontrar outros dois países cujas políticas adotadas em resposta à crise financeira de 2008 tenham sido tão divergentes e, por isso mesmo, tenham polarizado tanto os comentaristas econômicos.  Estes dois países são a Irlanda e a Islândia.

Ambos foram talvez os dois países mais afetados pelo congelamento da liquidez ocorrido em 2008. 

Uma conclusão bastante recorrente nos meios econômicos afirma que um destes países fez tudo certo e que o outro fez tudo errado.  Qual país fez tudo certo e qual fez tudo errado vai depender inteiramente da ideologia do economista.  Sendo assim, meu objetivo aqui é fazer uma abordagem mais pragmática.  Há aspectos positivos em ambos os casos, assim como também há aspectos negativos.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Cinco maneiras de se criar um monopólio

URL: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1728


Propriedade-cruzada.jpgÉ muito difícil manter um monopólio se você opera em um ambiente econômico genuinamente livre, no qual não há barreiras regulatórias, burocráticas e tributárias erguidas pelo estado contra o surgimento de concorrentes.

O problema é que este arranjo em que o estado permite a existência de uma genuína livre concorrência -- e que, consequentemente, é formado por empresas cobrando preços baixos e continuamente colocando novos produtos no mercado -- infelizmente é algo do passado.

No mundo atual, políticos estão sempre prontos para oferecer a qualquer magnata ávido por controlar toda uma indústria a chance de brilhar.  Agências reguladoras criadas para cartelizar mercados e proteger empresas favoritas, tarifas de importação, leis especiais, códigos tributários indecifráveis e impossíveis de serem cumpridos pelos pequenos empresários, burocracias ininteligíveis, e subsídios aos reis -- estas são as maneiras mais garantidas de se criar monopólios e de garantir que nenhum grande empresário jamais tenha de passar aperto concorrendo no livre mercado.

A seguir, uma pequena lista contendo as cinco maneiras mais eficazes de se estabelecer um monopólio. Todas essas medidas são alegremente defendidas pelas grandes empresas.

Milton Friedman - As quatro formas de se gastar dinheiro

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

The Unseen Costs Of The State

Como combater o estado

Por isso um dos caminhos mais rápidos para tornar o estado irrelevante é o bitcoin. A principal forma de controle do indivíduo pelo estado é através do monopólio da moeda. Quebre esse monopólio através do bitcoin e o estado ficará sem recursos, vazio, pois a fonte secará. Isso já está ocorrendo lentamente. Não há como o estado destruir o bitcoin. Não há como o estado controlar o bitcoin. No momento em que a maioria aderir ao bitcoin e ignorar as moedas estatais, o que o estado pode fazer? Nada.